24 de junho de 2009

Adendo à postagem de hoje.

Pois é, postar com pressa dá nisso.

Primeiro, esqueci de dizer que chá não se adoça. Seja com mel, com açúcar (branco, mascavo, rapadura ou melaço, tanto faz) ou com adoçante. Chá se saboreia puro, ou acompanhado de doces (como os japonêses costumam fazer na cerimônia do chá).

Aliás, esqueci de mencionar o chá verde no estilo japonês (a granel, em pó e feito mais concentrado) e o genmai-chá (chá verde com arroz torrado), bem como os chás de gengibre (puro ou com especiarias - mas aí já vira quentão, né?) e de ginseng. Todos pedem, assim como o chá de jasmim, que se os tome com tempo para aproveitar totalmente a experiência. O genmai-chá é uma experiência gastronômica no mínimo curiosa, pois o sabor do arroz torrado produz um resultado final único.

O chá de ginseng, normalmente encontrado em envelopes individuais de papel alumínio composto com filme plástico, é mais usado no combate à fadiga, mas também tem um sabor bastante delicado e agradável.

Finalmente, preciso mencionar o uso do chá verde na culinária. Não apenas como sabor de bolos e sorvetes (vocês precisam experimentar isso vindo ao bairro paulistano da Liberdade), mas em um prato da culinária japonêsa pouquíssimo conhecido fora da colônia, que é um dos diversos tipos de chirashi-zushi. Chirashi-zushi é quando você prepara uma tigela de arroz puro (gohan) e cobre com tiras de peixe, ovas ou outro tipo de "recheio" usado em sushis. Neste tipo específico de chirashi, você completa o prato derramando chá verde quente sobre a tigela, o que coze o ingrediente que cobre o arroz e ainda empresta o delicado sabor do chá verde ao resultado final. Um dos tipos mais comuns é o de atum, chamado maguro-chá (maguro é atum, em japonês).

E agradeço à leitora Laivine pelas informações sobre chimarrão:
1) Amargo não se adoça;
2) Não quebre o sabor do amargo com a adição de erva cidreira ou outros artifícios similares (já vi gente colocando leite em pó junto com o mate, dá pra acreditar?);
3) Não deixe que o amargo esfrie; e
4) Não mexa a cuia até a erva desmoronar.
A água quente é jogada sobre a erva para que o sabor saia, não precisa ficar mexendo.

Em tempo, também preciso fazer um adendo ao post sobre música. Esqueci de mencionar o folk-rock.

Folk-rock é um gênero que se caracteriza pelo uso de letras folclórico-mitológicas e instrumentos típicos de uma ou mais culturas antigas. Suas melodias costumam ser ricamente elaboradas e suas letras se referem a lendas e mitos antigos, muitas em idiomas mortos ou pouco usados, como latim e diversas versões de gaélico. Seus ouvintes estão mais próximos do padrão dos ouvintes de rock progressivo do que dos de qualquer outra vertente, com a exceção de alguns Nova-Era perdidos no meio do grupo. Mais uma coisa: folk-metal não é metal propriamente dito, é folk com um ou dois elementos originalmente característicos do metal (normalmente trechos de instrumental torturado e/ou trechos de vocais guturais). E os ouvintes de folk-metal, embora muito mais próximos do padrão dos ouvintes de progressivo, às vezes podem ser afetados pelo messianismo característico dos metaleiros.

De vez em quando eu farei um ou outro adendo aos posts anteriores, conforme a memória e o tempo ajudarem e os leitores ajudarem.

Até o fim de semana!

9 comentários:

Anônimo disse...

Parece as "erratas" que eu tinha que redigir no meu outro estágio.. x)

--

Minha vó coloca açúcar no chimarrão, é tão bleergh.

--

Bem, eu gosto muito de metal, incluindo folk-metal e folk-rock e não existe apenas metal com vocais guturais (não é meu estilo favorito) e isso não me torna uma messiânica.

Dentro do rock e do metal, são poucas as coisas que eu não acabo curtindo. xP

Seu Zé Nando disse...

Lai, minhas observações são sempre de caráter geral. Tirando o que eu já descrevi, só lembro do metal-progressivo (família do rock progressivo) e do metal melódico (primo próximo do progressivo, com elementos de canto lírico). E os fãs desses dois últimos costumam me parecer uma mescla de fã de progressivo com fã de erudita contemporânea (muuuito cabeça).

Erratas são uma necessidade para perfeccionistas apressados.

Forte abraço!

Anônimo disse...

Nando, nos meus estilos favoritos, certamente estão as variações de gothic rock/metal e metal sinfônico, que não são nem prog/melodico, nem guturais violentos. Sinfônico, geralmente com vocal feminino é definitivamente uma pérola que mistura metal e música clássica e gothic com melodias mais introspectivas, vocais suaves, e nem sempre é depressivo como todo mundo pensa!

E mesmo o folk rock/metal possuí muitas variáveis que podem ser tanto mais light e alegres (finlandeses xD) quanto mais pesadas e graves (suécos e noruegueses)... E nem sempre os fãs de folk se entendem. Geralmente vikings e trolls não falam a mesma língua! Haha! XD

Os estilos mais pesados que conheço são os de Black e as variações, não escuto muito então não sei dizer, mas é como um extremo oposto ao melódico.

A parte de tudo isso tem as bandas de thrash e hard rock (metallica, motörhead.. )

E mais uma paulada de coisa diferente, tipo industrial e new...

Por que é fácil misturar rock/metal com outros estilos, como eletrônica, rap, musica folclórica de qualquer lugar, clássica... enfim, no mundo do rock e do metal não têm só prog, melodico e guturais, tem muita coisa... muita coisa mesmo, tanta coisa que nem os metaleiros se entendem e criam rixas entre subgêneros que são realmente desgastantes.

Seu Zé Nando disse...

Lai:

Obrigado por todas essas informações. A parte das rixas eu até senti, do pouco que eu li de postagens de metaleiros em outros lugares. Daí, entre outros fatores, minha impressão de que os mais barulhentos são todos metidos a messias.

Quanto a toda essa variação, a impressão que me passa é de que eu chamo de metal o grupo formado por hard, heavy, trash, dark, death, black e troo, enquanto que o sinfônico está definitivamente na família (pode ser até um primo de terceiro grau, mas é parente) do melódico com influências fortíssimas de música erudita (o elemento de canto lírico que você mesma mencionou).

Fãs de troo/hard/heavy/trash/dark/death/black são todos iguais, tudo sociopata metido a cruza de Ninjesus com Chuck Norris.

E pelo que eu vi do povo e leio dos teus posts, fãs de sinfônico e da família dos melódicos em geral tendem mais para o padrão comportamental/atitudinal dos fãs de progressivo: marcadamente intelectualizados, anti-mainstream, com tendências introspectivas de intensidades variáveis, senso de moda fantastolicamente eclético, senso estético apurado e sensibilidade acentuada.

Heavy industrial eu preciso ouvir para poder achar a qual família pertence, esse eu desconheço mesmo. Mas se for rock industrial da família do Kraftwerk vai direto pra família dos progressivos.

Gothic eu também preciso ouvir, mas pela sua descrição o mais provável é que esteja na família dos melódicos.

New metal ou Nu-metal é uma vertente que toma porrada de todos os outros, sem exceção. A impressão que me deixou das postagens que li a respeito é de que ou eles são emo ou todas as outras correntes os consideram como tal.

De resto, ao meu ver o tentar dividir em nichos tão separadinhos ao invés de agrupar em familias maiores acaba mais gerando rixa que qualquer outra coisa.

Abração!

Anônimo disse...

Eu também não entendo muito as tantas divisões, mas acredito é que pode ter tanta coisa diferente com metal e rock que eles ficam fazendo generos, subgeneros e sub-subgeneros... Mas no fim, eu acabo por escutar praticamente todos os estilos, exceto os extremos que não me agradam muito. XD

Eu conheço um artigo que é muito enraçado, eu acho que você vai gostar de ler:
http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/11/70203/

Abraços~

Seu Zé Nando disse...

Artigo genial! Obrigado pela dica.

Anônimo disse...

ô seu zé nando, o senhorito tem msn? se tem, gostaria de me adicionar à sua lista?

é divertido conversar com gente como você (cabeça), mas meio porre fazer isso via comentários no blog.

Seu Zé Nando disse...

MSN é uma caca, prefiro Skype.

Meu MSN é enteroamoeba@hotmail.com e meu Skype é sizenandoalves@gmail.com.

Abração!

Seu Zé Nando disse...

Ai, ai... Me rendo...

Lai, por favor, qual é o teu MSN?

Abraços!